Planejamento
BUSCA
Veja os principais fatores que devemos considerar antes de executar a construção, ou seja, o planejamento da obra.
Veja abaixo uma lista básica do passos que devemos seguir para fazer o planejamento:
• Elaboração do programa de trabalho;
• Escolha do local da obra;
• Estudo do subsolo de fundação;
• Elaboração dos projetos construtivos;
ARQUITETOS
ENGENHEIROS CIVIS
• Aprovação dos projetos;
• Cálculo do orçamento da obra;
MATERIAIS PARA CONSTRUÇÃO
• Limpeza do terreno e terraplenagem da área da obra;
• Organização do canteiro de obras;
CAÇAMBAS
• Locação da obra.
Lembrando que cada passo é de extrema importância os mesmo devem ser seguidos a risca para evitar problemas futuro. Vamos falar um pouco da cada item:
-A elaboração do programa de trabalho, nada mais é que: ter em mente o tipo de casa que você mais gosta, casa alta, com telhado alto, quantidade de cômodos, suite, sala e cozinha juntas, dentre muitas outras coisa. Mas resumidamente, é saber mais ou menos como você quer que seja sua casa.
-Escolha do local: esta é uma das fases mais importantes do planejamento, pelo simples motivo que o local da obra é o local onde vai ser a sua casa e o local que você vai viver até que se mude. Então é necessário conhecer muito bem o bairro, a proximidade com os locais que você mais vai (trabalho, escola, centro, padaria, etc).
*Existe uma matéria falando sobre isso, clique aqui e leia.
-Estudo do subsolo de fundação: não é preciso muita explicação para este item, por que o local da fundação é onde a sua casa vai ficar sustentada, ou seja, se for um local de solo fraco e de pouca compactação, a sua casa poderá e irá ter muitas rachaduras, e podendo até comprometer a sua segurança. Segue uma imagem demonstrativa:
-Elaboração dos projetos: esta é a parte em que são feito os projetos, dentre eles os: projetos de arquitetura, projeto das estruturas e projeto das instalações (elétrica, hidráulica, sanitária, etc). Cada um desses projetos é constituído por uma parte gráfica (plantas) e por uma parte descritiva (especificação técnica ou caderno de encargos e memorial de cálculo).
-A aprovação do projeto não precisa de explicação, uma casa não pode nem ao menos ser iniciada sem os projetos serem devidamente aprovados pelos órgãos responsáveis.
-Calcular o provável custo da obra é de extrema importância pois, não tem como construir se não houver dinheiro, então é preciso fazer um orçamento muito bem detalhado para evitar problemas futuros. Estudo indicam que o custo médio por m² é de R$600,00, então utilizando este valor da para ter um noção muito superficial do valor da obra.
-A limpeza consiste em retirar todo tipo de entulho presente no terreno, nivelá-lo para que fique no "prumo", ou seja, ele deve ficar totalmente reto e em nível plaino. Exemplo:
-A organização e a locação da obra visa a edificação que vai materializar-se no terreno, reproduza exatamente, em termos de dimensões, o que está representado nos projetos construtivos, ou seja, a posição dos elementos de fundação, pilares, vigas e paredes. Além da exatidão dimensional, deve-se ter cuidados com o nivelamento (horizontalidade) e como esquadro (verticalidade) dos cômodos e elementos construtivos da edificação. A locação mal feita traz inconvenientes, muitas vezes onerosos para o construtor, levando a diferenças que vão aparecer por ocasião dos trabalhos de acabamento.