Cozinha pequena? Veja como aproveitar cada espaço
BUSCA
Arquitetos mostram projetos para cozinhas compactas e indicam o que fazer para aproveitar o ambiente
Foto: Divulgação
Essa cozinha é super compacta, por isso o arquiteto Lúcio Rossi usou o cooktop. Segundo ele, com este tipo de equipamento, a bancada fica mais longa, e tem-se a impressão de que a área de preparo é maior, e de fato acaba sendo. O cooktop ocupa um espaço menor que um fogão de embutir, deixando livre alguns preciosos centímetros ao seu redor. Essa cozinha foi pensada com o conceito do mais claro, melhor, para que pareça mais ampla.
Com as novas metragens dos apartamentos, as cozinhas diminuíram de tamanho e, em alguns casos, se tornaram praticamente um corredor. É um desafio guardar todos os utensílios domésticos e ainda conseguir circular pelo ambiente. A solução foi integrá-la à sala, a famosa cozinha americana.
"Esse recurso tem sido bastante solicitado pelos clientes, não só para ampliar os espaços, como para permitir uma integração entre quem está cozinhando e os convidados", explica a arquiteta e professora do Unesc Michelle Cecato.
Michelle recomenda esse tipo de cozinha para casais que não fazem muita fritura em casa. Já quem tem crianças e usa a cozinha com frequência, a arquiteta indica que o ambiente seja separado.
Para minimizar o cheiro de comida e a gordura de frituras é muito importante caprichar na coifa. "Ela retém bastante a gordura, mas nenhuma tem 100% de efeito. O tamanho depende do fogão. Para quatro bocas, a coifa pode ser de 60 cm. Quando são cinco ou seis, a de 90 cm é a ideal".
Em alguns casos, a arquiteta mesmo no fogão menor usa a coifa maior.
Em alguns casos, a arquiteta mesmo no fogão menor usa a coifa maior.
Veja outras dicas da arquiteta:
Cozinha separada
Adotar espelhos na sala de jantar, por exemplo, é uma boa solução, para quem prefere ter a cozinha separada dos demais ambientes da casa. "Uma porta de correr com dimensão generosa separando a cozinha da sala é sempre bem-vinda".
Cooktop
Hoje os fogões de bancada tipo cooktop estão em alta. "Uma vantagem desse eletrodoméstico é que podemos usar o espaço embaixo da bancada para gavetões de guardar panelas e utensílios que facilitam na hora de cozinhar", diz. O forno pode ser a gás ou elétrico e ficar numa torre com altura mais confortável e também valorizar a estética da cozinha.
Cor
A cor das paredes e dos armários pode aumentar a cozinha. "Sempre uso armários em tons claros, com vidro branco nesses casos. O branco acentua a claridade do ambiente", afirma a arquiteta.
Bancada
Ela pode ser tornar um armário, sem banquetas. Para usar com as banquetas é necessário ter um recuo na bancada
Projeto
Quando o espaço é pequeno, um bom projeto de marcenaria ajuda bastante. "Dessa forma, cada canto deve ser muito bem aproveitado. O que fazemos uso também é de puxadores embutidos para não machucar o usuário. Acabamentos claros e muito vidro são especificados para dar uma sensação de amplitude", sugere.
Armários
Ao pensar na cozinha, é importante lembrar de posicionar os armários próximos de locais estratégicos. Os copos devem ficar perto da geladeira. Já ao lado do fogão um porta-tempero facilita no preparo dos alimentos.
Cozinha muito compacta do apartamento Modern Life.
Essa cozinha é super compacta, e optei pelo cooktop. Quando faço a opção por este tipo de equipamento, a bancada fica mais longa, e tem-se a impressão de que a área de preparo é maior, e de fato acaba sendo. O cooktop ocupa um espaço menor que um fogão de embutir, deixando livre alguns preciosos centímetros ao seu redor. Essa cozinha foi pensada também com aquele conceito do mais claro, melhor, para que pareça mais ampla .
Cozinha decorada do Villaggio Limoeiro, da Lorenge.
Cozinha compacta projetada pela arquiteta Michelle Cecato .
Cozinha ampliada com um dos quartos do apartamento de 70 metros quadrados e a sala. O espaço foi projetado pela arquiteta Michelle Cecato.
Cozinha ampliada com um dos quartos do apartamento de 70 metros quadrados e a sala. O espaço foi projetado pela arquiteta Michelle Cecato.
Cozinha integrada com a sala planejada pela arquiteta Angela Sandri.